terça-feira, 26 de julho de 2011

Se tem um lugar ótimo pra dar aula, é no jardim do Palácio do Catete/Museu da República. Muito verde, animais e muita paz. Tiramos a foto de um mico enquanto estávamos conversando! 
     Vários eventos históricos aconteceram nas salas do Palácio. Tais como:
- A assinatura da declaração de guerra contra a Alemanha em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial
- A visita e hospedagem do cardeal Pacelli, futuro papa Pio XII, em 1934
- A declaração de guerra contra o Eixo, na Segunda Guerra Mundial, em 1942
- O suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, com um tiro nocoração, em seu aposento no terceiro andar do Palácio, entre outros.




     Hoje começarei contando sobre um novo mundo, que é a minha nova aluna Phillipa, da Autrália. Cada pessoa é um mundo na minha opinião. Phillipa aprende bem rápido! Tenho certeza que seu português estará perfeito em pouco tempo. ;)
     Phillipa trabalha com ultrasom na área médica e faz relatórios para o médico analisar seus pacientes. Porém, aqui no Brasil está curtindo viajar bastante, surf e outros esportes.
     Uma das difuldades da minha nova aluna foi a pronúncia de algumas palavras, algumas com uma mistura de espanhol com português, o que é absolutamente normal para estrangeiros. Notei também um certo nervosismo para lembrar do seu vocabulário e a dica que gostaria de dar é a respiração. Respirar é muito importante na hora de falar, pois pode lhe trazer calma e um tempo a mais para você pensar e lembrar das palavras.

     Pra terminar, gostaria de explicar um termo que usamos aqui no Rio de Janeiro, ou talvez no Brasil inteiro: O termo "rolo". O que é um rolo? Alguns exemplos de rolo:
- temos o rolo de papel higiênico, normalmente de papel branco, que usamos nos banheiros.
- Um pintor pode pintar casas ou muros com um rolo de pintura.
- Um pizzaiolo pode preparar pizzas com um rolo de masssa.

     Enfim, temos vários exemplos de rolo, porém o que eu gostaria de explicar é quando usamos para definir algo que está complicado, enrolado, difícil. 
Ex: Hoje estou enrolado no trabalho.
Isso significa que você tem várias coisas pra fazer, que você não tem tempo.

     Uma segunda definição (e um pouco engraçada) é quando você tem um início de relação com alguém, mas esta pessoa não é seu/sua namorado. Esta pessoa não é um/uma total estranho/estranha, talvez vocês normalmente se encontram, se beijam e etc... PORÉM, você não tem um relacionamento ou namoro.

Bem, acho que fico por aqui!
Um forte abraço,
Lizander

Nenhum comentário:

Postar um comentário